3 minutos de leitura (594 palavras)

Entendendo as abordagens psicológicas dos psicólogos

Não raro nos deparamos com diversos nomes que muitos psicólogos e psicólogas usam para descrever a sua linha de atuação, de pensar e de compreender os fenômenos humanos. Sendo esses nomes: psicanálise, cognitivo-comportamental, comportamental, humanista, fenomenólogo ou fenomenológico-existencial, behaviorista, Gestalt e etc. Esses nomes significam e procuram demonstrar a abordagem teórica do profissional psicólogo e estão diretamente ligados a como o psicólogo trabalha e entende os problemas trazidos pelos seus pacientes.

 O que é uma abordagem teórica?

As abordagens teóricas surgem como lentes que os psicólogos se valem para olhar e entender a vida, o comportamento e as dificuldades do ser humano em sociedade e de forma individual. Além, uma abordagem teórica é um campo de discussão da própria prática em Psicologia que se dá na existência da necessidade de construção de conhecimento sobre o homem, a sociedade em que vivemos e das suas produções. Essas teorias procuram contribuir para a nossa compreensão do pensamento e do comportamento humano, algumas tendendo mais para o pensamento e outras tendendo para o comportamento.

Vamos conferir mais sobre as principais abordagens teóricas da Psicologia.

As principais abordagens da Psicologia 

Psicanálise: Aqui a psicanálise encontra-se inserida num conceito de abordagem psicodinâmica. Como o próprio nome sugere, "psico+dinâmica", a psicanálise enfatiza o papel da dinâmica interna da personalidade da pessoa e qual o papel que essa dinâmica desempenha na vida da pessoa. A psicanálise se preocuparia com as influencias que o inconsciente humano tem em nossas vidas, como rejeitamos determinados acontecimentos e empurramos pro inconsciente e como dar-se-ia o desenrolar das repetições transferenciais do nosso próprio drama pessoal.


Comportamentalismo (Behaviorismo): O behaviorismo, de forma geral, acredita que a pessoa não nasça propriamente com inclinações genéticas sobre o seu comportamento. Para os psicólogos que estudam essa teoria do comportamento o ser humano seria afetado pelo meio em que vive, em vez de serem influenciados diretamente pelo seu DNA os seres humanos teriam seus comportamentos determinados pelo ambiente externo


Cognitivo-comportamental: A abordagem cognitiva já teria um entendimento diferente dos comportamentalistas clássicos, porque ela agregou também teorias cognitivas ao seu escopo técnico, essa vertente ao invés de observar o comportamento humano irá analisar os processos cognitivos internos que influenciam no comportamento da pessoa. 


Daseinsanalyse: É uma linha teórica de atuação em psicoterapia baseada no pensamento filosófico de Martin Heidegger. Poderia ser entendida como uma análise existencial ou Fenomenológica-existencial. O foco de atuação dos profissionais que seguem essa linha está na análise do fenômeno pura e simplesmente como se apresenta, procuram entender o sentido de ser e não ser do paciente das "coisas" apresentadas no discurso do paciente.


Humanismo: É uma linha teórica da ciência psicológica que trabalha com a integralidade do indivíduo, e enfatiza conceitos como livre-arbítrio, auto eficácia e auto atualização. Os psicólogos humanista concentram-se suas atuações no potencial de cada indivíduo e sua auto realização.


Vale ressaltar, e para finalizar, que não há necessariamente uma abordagem melhor que a outra. Acreditamos que você deva se aventurar nelas e se engajar na terapia com um profissional em que você sinta-se a vontade. Todas essas teorias e abordagens psicológicas são exaustivamente "testadas", teorizadas, questionadas e possuem alta produção científica que visa seu aperfeiçoamento. O ideal é estar com um profissional que se atualiza, estuda e que procura proporcionar o seu melhor nas sessões.

Esse artigo buscou resumir as principais vertentes psicológicas que temos dentro da Psicologia, não querendo apresentar conceitos ou almejar o aprofundamento nas teorias. Para isso, recomendamos o site Psico Educa porque lá há diversos artigos explicativos que são destinados a psicólogos e estudantes das artes psicológicas. Para acessar, clique aqui: https://psicoeduca.com.br/psicologia/teorias-e-sistemas


Quer procurar psicólogos online e perto de você? Clique no botão abaixo.

×
Stay Informed

When you subscribe to the blog, we will send you an e-mail when there are new updates on the site so you wouldn't miss them.

Notas de Manutenção do PsicoBusca 22/01/2022
Como escolher uma psicóloga(o)?

Related Posts

 

Comentários

Nenhum comentário foi feito ainda. Seja o primeiro!
Já possui conta? Faça seu login
Terça, 23 Abril 2024